Comunicação

A Comunicação da Fundação Tide Setubal tem como foco a construção de pontes e a despolarização política entre grupos e pessoas com visões díspares entre si. Além disso, a área divulga, por meio de estratégias diversas, o trabalho realizado pelos programas e núcleos da Fundação.

Comunicar e dialogar para a promoção da equidade

A construção de pontes assim como a sensibilização de atores diversos da sociedade civil sobre temas diretamente relacionados ao enfrentamento das desigualdades socioespaciais são aspectos que norteiam o modo como a área de Comunicação da Fundação Tide Setubal atua para divulgar o trabalho dos seus programas e núcleos.

Em 2021, uma série de ações estratégicas foi posta em prática para colocar em evidência os projetos e iniciativas realizados no decorrer do ano. Elas foram trazidas ao conhecimento dos respectivos públicos-alvo por meio de estratégias diversas, passando por inserções em veículos de imprensa de diferentes meios – como online, impresso, rádio e televisão – e divulgação via redes sociais.

Para se ter uma ideia, a página da Fundação Tide Setubal no Facebook encerrou o ano com 14.600 curtidas e apresentou aumento de 11,41% de engajamento em comparação com o ano anterior, ao passo que o perfil no Instagram registrou 10.800 seguidoras/es no mesmo período. Ainda, a página no LinkedIn chegou ao fim de 2021 com 4.070 pessoas seguindo-a – o crescimento foi de 227,3% em comparação com 2020.

Além da veiculação do trabalho realizado, a área de Comunicação desenvolveu projetos próprios para trazer visibilidade às causas defendidas pela Fundação. Um dos destaques é o podcast Essa Geração, feito em parceria com a Rádio Novelo para compreender o universo de pessoas na casa dos 20 e poucos anos, para saber melhor o que elas pensam sobre temas atemporais e complexos, como religião, família, política e educação.

No âmbito audiovisual, por meio do Enfrente, canal da Fundação no YouTube, merecem destaque as webséries Diálogos Possíveis, realizada em parceria com o Despolarize e produzida pela Maranha Filmes, que mostra os desafios e as possibilidades de diálogo em um contexto político e social polarizado; e Caminhos – Memórias, Afetos e Enfrentamentos na Trajetória de Lideranças Negras, produzida pela MV+ e composta por oito episódios que apresentam a trilha de lideranças negras apoiadas pelo Edital Caminhos.

Saiba mais nos textos a seguir sobre as estratégias e ações desenvolvidas pela área de Comunicação da Fundação Tide Setubal durante 2021.