Fomento a
Agentes e Causas

Para conhecer e apoiar os diferentes caminhos adotados pelas periferias para o seu desenvolvimento e para o enfrentamento das desigualdades, a Fundação Tide Setubal aplica, por meio da área de Fomento a Agentes e Causas, recursos financeiros em projetos e ações de coletivos, empreendedores e lideranças presentes nas diferentes periferias urbanas do Brasil. Os investimentos acontecem de forma direta ou por meio de editais, com recursos financeiros e apoio técnico.

Fomentar e potencializar o poder transformador das periferias

Apoiar os diferentes caminhos adotados pelas periferias para o seu desenvolvimento e para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais é uma das diretrizes que norteiam o trabalho da Fundação Tide Setubal, em particular da sua área de Fomento a Agentes e Causas.

O amparo a diversos atores da sociedade civil ocorreu por meio de três linhas: o fortalecimento de organizações e lideranças periféricas; o apoio à pesquisa; e a mobilização do Investimento Social Privado (ISP) e da sociedade civil. No geral, a área de Fomento a Agentes e Causas promoveu repasses de R$ 6.631.893,46 a projetos, ações e iniciativas de áreas diversas.

Alguns destaques são o Matchfunding Enfrente, edital colaborativo conduzido pela Fundação dentro da plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, com iniciativas e empreendimentos das periferias apoiados por meio das ondas Estruturante e Geração de Trabalho e Renda e dos editais Elas Periféricas e Traços, que fazem parte da Plataforma Alas, espaço que visa promover o apoio ao desenvolvimento de lideranças negras com oportunidades de formação e fortalecimento em diferentes momentos da vida, além de envolver lideranças brancas em ações para gerar e ampliar essas oportunidades.

Outra iniciativa por meio da qual a área de Fomento a Agentes e Causas pôde apoiar as periferias urbanas foi a implantação do projeto Territórios Clínicos. A ação, voltada ao desenvolvimento e fomento de propostas que promovessem a circulação e a ampliação de práticas no campo da saúde mental, sobretudo psicanalítica, em tais espaços, deu suporte em 2021 a sete iniciativas de atendimento clínico em seus respectivos territórios de atuação, assim como à formação de profissionais do campo da psicologia, psicanálise e assistência social.

Leia a seguir informações detalhadas sobre a atuação da área de Fomento a Agentes e Causas no decorrer de 2021.