Programas
de Influência

A Fundação Tide Setubal executa programas desenvolvidos com base nas experiências da prática local ou no conhecimento a partir dos fomentos, com a perspectiva de influenciar a opinião pública, o investimento social privado e os governos para que se inspirem, atuem e invistam de forma colaborativa e articulada, tendo as periferias e seus sujeitos como prioridade.

Articular para influenciar ações cidadãs e democráticas

A luta pela promoção da equidade passa por variadas frentes e requer o desenvolvimento de estratégias plurais e complementares para a construção de uma sociedade diversa e pautada por parâmetros democráticos e civilizatórios.

Para alcançar esse objetivo, a Fundação Tide Setubal promoveu, por meio de seus programas de influência, iniciativas e diálogos contínuos com atores da sociedade civil, poder público e campo do Investimento Social Privado (ISP) para inspirar esses segmentos e a opinião pública para que atuem e invistam de forma colaborativa e articulada, tendo as periferias e seus sujeitos como prioridade. Os programas de influência estão organizados da seguinte maneira:

• Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano;
  • Programa Democracia e Cidadania Ativa;
  • Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial;
  • Programa Planejamento e Orçamento Público;
  • Programa Raça e Gênero.

Durante 2021, esses programas desenvolveram ações e atuaram em rede, com outros núcleos e organizações, na promoção de diálogos para, dentro das suas respectivas áreas de atuação, colocar em prática projetos voltados ao enfrentamento das desigualdades e fortalecimento de lideranças de territórios periféricos.

Alguns pontos de destaque abrangem a implementação de medidas para focar a redistribuição do orçamento público para regiões periféricas; a articulação com organizações e institutos diversos em favor da equidade sociorracial e de gênero; o trabalho em conjunto pelo fortalecimento da democracia e da cidadania; e soluções com diferentes instâncias para melhorar a infraestrutura de territórios periféricos e, como consequência, o cotidiano de suas populações.

Raça e Gênero

Democracia e Cidadania Ativa