Pular para o conteúdo

Síntese

Prática de Desenvolvimento Local

Guardando o bem-estar do território

Formado em 2020 por moradoras do Jardim Lapena mobilizadas para proteger a população contra os efeitos da pandemia de Covid-19, o grupo Guardiãs do Território, que conta com o apoio do Galpão ZL, tornou-se maior em 2021 e pôde aumentar a capilaridade das ações concretizadas.
+ Leia mais

Ponto de desenvolvimento e de literatura

Durante 2021, o Galpão ZL, Núcleo de Prática de Desenvolvimento Local com gestão da Fundação Tide Setubal em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, abrigou uma série de ações – a maioria a distância, em virtude dos cuidados motivados pela pandemia de Covid-19 – em diversos segmentos, voltadas à população do território.
+ Leia mais

Melhorar a qualidade de vida no bairro é o principal plano

Requalificar espaços de convivência e promover melhorias na infraestrutura do Jardim Lapena para impulsionar evoluções substanciais na qualidade de vida da população está entre as prioridades do trabalho da equipe do Plano de Bairro do Jardim Lapena. Dentro desse cenário, ações voltadas à solução de problemas crônicos de saneamento básico no território foram desenvolvidas por meio da parceria entre o poder público, organizações da sociedade civil e o campo do Investimento Social Privado.
+ Leia mais

 

Fomento a Agentes e Causas

Matchfunding para apoiar as periferias

Durante 2021, o Matchfunding Enfrente, edital colaborativo conduzido pela Fundação Tide Setubal na plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, organizou ondas e ações diversas dentro da plataforma para mobilizar recursos para projetos de periferias de todo o Brasil: a conclusão do primeiro ano e o pontapé da segunda etapa da Onda Estruturante e a Onda Geração de Trabalho e Renda.
+ Leia mais

O papel de editais para mitigar desigualdades

O terceiro ano do Edital Elas Periféricas, realizado em 2021 em parceria com o TikTok, mobilizou R$ 1,2 milhão para 60 projetos coordenados por mulheres negras de todo o Brasil. Já o Edital Traços, iniciativa voltada ao fortalecimento da trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras de 21 a 45 anos nascidas e/ou moradoras de periferias ou contextos periféricos, foi realizado dentro da Plataforma Alas.
+ Leia mais

É necessário investir na saúde mental

Para democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e atendimento psíquico, o projeto Territórios Clínicos é voltado ao desenvolvimento e fomento de propostas que promovam a circulação e a ampliação de práticas no campo da saúde mental, sobretudo psicanalítica, nas periferias urbanas.
+ Leia mais

Apoiar a pesquisa acadêmica para enfrentar desigualdades

Dentro do trabalho da Fundação Tide Setubal no enfrentamento de diversas perspectivas de desigualdades, o apoio à produção e à pesquisa acadêmica tem papel estratégico. Isso deve-se ao fato de que os estudos e as pesquisas desenvolvidos ampliam os horizontes e as possibilidades para a busca de caminhos possíveis para a solução de problemas estruturais na sociedade. Em 2021, a Fundação mobilizou, por meio da área de Fomento a Agentes e Causas, recursos para apoiar a realização de pesquisas em segmentos diversos.
+ Leia mais

Dimensões plurais no apoio a lideranças

Em 2021, o apoio a lideranças das periferias urbanas, organizações e institutos atuantes em segmentos diversos da sociedade civil teve papel central dentro do trabalho exercido pela Fundação Tide Setubal. Dentro dessa lógica, iniciativas atuantes em diversos segmentos foram apoiadas para ações que abrangiam desde o fortalecimento institucional a até mesmo a realização de projetos diversos.
+ Leia mais

 

Comunicação

Diálogo e novas perspectivas a um play no agregador de podcasts

Desenvolvido pela Comunicação da Fundação Tide Setubal em conjunto com a Rádio Novelo e com o Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação, o podcast Essa Geração mergulha no universo de pessoas na casa dos 20 e poucos anos para saber melhor o que elas pensam sobre temas atemporais e certamente complexos, como religião, família, política e educação.
+ Leia mais

O audiovisual como ferramenta para despolarizar e dialogar

Por meio do Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, o audiovisual teve papel estratégico no trabalho desenvolvido para influenciar setores diversos a se mobilizar em favor da construção de uma sociedade pautada pela equidade. Dois exemplos são as webséries Caminhos – Memórias, Afetos e Enfrentamentos na Trajetória de Lideranças Negras e Diálogos Possíveis.
+ Leia mais

Território, comunicação e democracia importam

Com base na premissa de fomentar o protagonismo de grupos tradicionalmente afastados dos espaços de poder e decisão e, como consequência, proporcionar condições para as suas vozes, histórias e demandas terem lugar central, projetos em formato fotográfico e audiovisual foram apoiados em 2021 para promover o protagonismo de comunicadoras/es de territórios periféricos Brasil adentro.
+ Leia mais

O papel da imprensa no enfrentamento das desigualdades

Em 2021, os projetos desenvolvidos e apoiados pela Fundação Tide Setubal no enfrentamento das desigualdades socioespaciais foram amplamente divulgados em diversos meios e veículos de imprensa.
+ Leia mais

 

Desenvolvimento Organizacional

Diversidade e inclusão têm papel central na organização

Em 2021, a área de Desenvolvimento Organizacional pôs em prática uma série de ações para reforçar o papel central que a diversidade e a inclusão têm no trabalho realizado pela Fundação Tide Setubal. A sistematização dessa lógica foi organizada por meio da Política de Diversidade e Inclusão da Fundação.
+ Leia mais

A equipe deve sempre estar no centro de decisões

Uma premissa fundamental no trabalho da Fundação Tide Setubal, que é refletida na composição da equipe, diz respeito à equidade e pluralidade em âmbitos racial, de gênero e territorial. Dentro dessa realidade, ações diversas, como atividades formativas e projetos voltados ao desenvolvimento das potencialidades desses mesmos profissionais, foram colocadas em prática em 2021.
+ Leia mais

 

Programas de Influência

PROGRAMA NOVA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Território para inovação

Ao estabelecer como objetivo estratégico que é necessário permitir a inclusão produtiva dos territórios periféricos na circulação de renda nesses espaços, o Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal colocou em prática e apoiou ações para reverter o quadro de baixo investimento para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas nas periferias e de pouco estímulo a atores locais resolverem demandas dos seus respectivos territórios de atuação.
+ Leia mais

 

PROGRAMA CIDADES E DESENVOLVIMENTO URBANO

Cidadania e território caminham juntos

Garantir a melhoria da infraestrutura urbana para contribuir com o desenvolvimento sustentável do território. Uma das iniciativas para alcançar esse propósito, além de promover articulações entre atores diversos da sociedade civil, o poder público e o campo do Investimento Social Privado, foi o desenvolvimento da Teoria da Mudança, que serviu como base para a publicação A Lupa na Cidade: Painel de Indicadores e Desenvolvimento de Áreas Urbanas Vulneráveis, produzida pelo Insper Metricis – Núcleo para Medição de Impacto Socioambiental, sob o financiamento da Fundação Tide Setubal e do Itaú Social.
+ Leia mais

União de forças pelo urbanismo e pela cidadania

A Fundação Tide Setubal realizou, por meio do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano, a doação de um projeto básico, voltado à alavancagem de recursos públicos, para a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) relativo à solução de problemas crônicos de saneamento básico no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo onde está localizado o Galpão ZL, Núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação.
+ Leia mais

 

PROGRAMA DEMOCRACIA E CIDADANIA ATIVA

Buscar e valorizar a ancestralidade para promover a cidadania ativa

A Fundação Tide Setubal e o Itaú Cultural desenvolveram e lançaram, em 2021, a Plataforma Ancestralidades. O espaço visa difundir conteúdos que dão destaque às criações dos diversos Brasis, baseados em saberes, histórias e culturas da população negra e dos povos originários.
+ Leia mais

Pesquisa mostra a relação dos jovens com a democracia

A Fundação Tide Setubal idealizou, em parceria com a rede de mobilização social Avaaz e o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), o estudo Democracia e Eleições. Realizado em setembro de 2021 e lançado no fim do mesmo ano, o levantamento consistiu em entrevistas feitas com 1.008 jovens de 16 a 34 anos de regiões variadas do Brasil e inseridos em contextos e grupos socioculturais e econômicos diversos.
+ Leia mais

Construção e fortalecimento democrático em níveis multidisciplinares

A Fundação Tide Setubal desenvolveu e apoiou em 2021, por meio do Programa Democracia e Cidadania Ativa, uma série de ações para promover a incidência direta no fortalecimento de instituições e a mobilização em defesa da democracia.
+ Leia mais

 

PROGRAMA RAÇA E GÊNERO

Priorizar raça e gênero para fortalecer a democracia

A partir do trabalho do Programa Raça e Gênero, a Fundação Tide Setubal tem agido em várias frentes, com o objetivo de influenciar atores diversos da sociedade civil para a reversão do quadro de desigualdades, com a participação da academia e de organizações do terceiro setor – e dados não faltam para reforçar a importância dessa mudança.
+ Leia mais

Abrir alas para a equidade de raça e gênero

A Plataforma Alas foi criada em 2021 pela Fundação Tide Setubal, por meio do Programa Raça e Gênero, para promover a diversidade racial em espaços de poder e de decisão. O projeto foi desenvolvido após o lançamento da primeira edição do Edital Traços, em 2020, à época conhecido como Caminhos, o qual já era voltado para lideranças negras com idade acima de 20 anos – a iniciativa visava fornecer recursos a serem investidos em atividades que contribuíssem para as suas trajetórias.
+ Leia mais

 

PROGRAMA PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO

O orçamento no centro do debate público

A Fundação Tide Setubal visa influenciar e incentivar órgãos e agentes governamentais a colocar em prática iniciativas e projetos focados em transformar peças orçamentárias em ferramentas para descentralizar o orçamento e, assim, trabalhar pela promoção da equidade. Uma dessas ações é o Desafio Gasto Público Tem Endereço. Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda e realizado em 2021, o projeto visa fazer com que o orçamento público da cidade de São Paulo avance nesse processo.
+ Leia mais

Estudo mostra a relação entre desigualdades socioespaciais e educacionais

A Fundação Tide Setubal desenvolveu, em parceria com a Transparência Brasil, o estudo O Desafio de Fixar Professores mais Qualificados nas Escolas Periféricas em São Paulo-SP: Considerações a partir do Estudo da Transparência Brasil. O levantamento mostra como o plano de carreira docente da cidade, um mecanismo de valorização do trabalho de professores no município, é instrumentalizado com viés de retroalimentação de disparidades salariais.
+ Leia mais

Colaborar com o poder público para influenciar e descentralizar o orçamento

A Prefeitura de São Paulo ter realizado a redistribuição do orçamento público com base em critérios como vulnerabilidade social, demografia e infraestrutura urbana, por meio do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, foi possível graças à colaboração de organizações da sociedade civil (OSCs) que trabalham com essa pauta - esse é o caso da Fundação Tide Setubal. Por meio do Programa Planejamento e Orçamento Público, a Fundação acompanhou de perto esse processo e apoiou a administração pública a construir o PPA regionalizado a construí-lo e adaptá-lo com base em estudos sobre o tema.
+ Leia mais