Prática
Local

A área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal parte da premissa de que o território importa por meio do Galpão ZL, espaço situado no Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo. A área busca o desenvolvimento econômico, urbano e humano do bairro.

Apoiar o território importa

Apoiar a capacidade de criação e de inovação existente nas periferias urbanas é um dos nortes para a atuação da Fundação Tide Setubal no enfrentamento das desigualdades socioespaciais.

Essa lógica, que é endossada pelos princípios de atuação focados na escuta e no diálogo, é também influenciada pela presença diária da Fundação no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo onde está situado o Galpão ZL, o seu Núcleo de Prática de Desenvolvimento Local.

Em 2021, o trabalho realizado pela área no Jardim Lapena abrangeu os três eixos que estruturam a atuação da equipe – o desenvolvimento nos âmbitos humano, econômico e urbano.

Durante o ano, as atividades de cuidados primários voltados à comunidade contaram com a colaboração das Guardiãs do Território, grupo composto por cerca de 130 mulheres moradoras do Jardim Lapena que, mais do que desenvolver iniciativas com foco no bem-estar da população do bairro, implementou ações em favor da conscientização desenvolvidas pelo coletivo que visavam promover o respeito e a luta por direitos igualitários.

Em paralelo, por meio das ações realizadas no Ponto de Leitura do Jardim Lapena, as/os moradoras/es do território puderam fomentar o hábito da leitura e participar de demais atividades culturais. A mesma lógica vale para outras iniciativas desenvolvidas no Galpão ZL voltadas ao aprimoramento profissional, como formações e cursos online para apoio às/aos microeemprededoras/es da região.

Outra dimensão do trabalho feito em 2021 compreende a estruturação e implementação de projetos voltados à realização de melhorias da infraestrutura do bairro, os quais visaram melhorar a qualidade de vida da comunidade. Tais intervenções puderam ser desenvolvidas por meio de parceria de organizações da sociedade civil com o poder público e atores do campo do Investimento Social Privado.

Além disso tudo, os cuidados com a saúde mental da população estiveram também no radar da equipe de Prática de Desenvolvimento Local. Mais do que isso: profissionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) fizeram atendimentos a moradoras/es e à própria equipe do Galpão ZL.

Confira mais detalhes nos textos sobre as ações desenvolvidas em 2021 pela área de Prática de Desenvolvimento Local.