Desenvolvimento Organizacional

A área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal tem como objetivo prover condições satisfatórias de trabalho para a sua equipe, ao priorizar o bem-estar das/os profissionais que a compõem, assim como proporcionar recursos financeiros para as áreas e programas da Fundação realizarem os seus respectivos projetos.

Base e organização para o enfrentamento das desigualdades

Os desafios e adversidades que surgiram em 2020 serviram como aprendizados para a atuação em 2021 e tiveram influência significativa nas diretrizes adotadas pela área de Desenvolvimento Organizacional em relação ao trabalho realizado pela Fundação Tide Setubal durante o ano.

Em virtude da gravidade da pandemia de Covid-19, as/os funcionárias/os da Fundação desempenharam suas atividades no formato home office durante boa parte do ano. Essa foi a realidade, segundo dados divulgados em 2021 pelo Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), de 11% dos trabalhadores brasileiros.

No caso da equipe do Galpão ZL, Núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação, as atividades foram realizadas presencialmente; todavia, o espaço não teve atividades presenciais dirigida à comunidade local durante boa parte do ano e as/os profissionais seguiram as determinações sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em outubro, com 100% da equipe vacinada com duas doses, as atividades presenciais foram retomadas na sede em regime híbrido, sendo dois dias presenciais e três dias trabalhando a distância durante a semana.

Junto aos cuidados com a equipe diante do cenário epidemiológico, outras medidas foram adotadas em favor do seu desenvolvimento, como a realização de atividades de formação sobre a temática Nova Economia e Desenvolvimento Territorial, assunto de incidência no trabalho da Fundação Tide Setubal, assim como a aplicação do Plano de Desenvolvimento da Equipe (PDE) que busca refletir sobre o seu aperfeiçoamento e evolução individual.

No que diz respeito à parte estrutural, o orçamento total de 2021 foi de R$ 23.886.274, entre os quais R$ 5.546.180 foram destinados aos programas realizados diretamente pela Fundação Tide Setubal, enquanto R$ 10.786.691 abrangeram linhas de fomento. Ainda, R$ 5.007.592 do orçamento foi aplicado no investimento em recursos humanos, ao passo que R$ 2.545.810 tiveram como finalidade a infraestrutura e as operações institucionais.

Por fim, vale mencionar o panorama da Fundação dentro do terceiro setor. De acordo com dados do Censo Gife 2020, 73% dos institutos, fundações e fundos filantrópicos familiares integravam uma ou mais redes. Esse é o panorama da organização ao ser integrante de grupos como o Pacto pela Democracia e a Rede Temática de Equidade Racial, do Gife.

Confira a seguir mais detalhes sobre o trabalho da Fundação Tide Setubal em 2021 por meio da atuação da área de Desenvolvimento Organizacional.