Prática

Ponto de desenvolvimento e de literatura

Durante 2021, o Galpão ZL, Núcleo de Prática de Desenvolvimento Local com gestão da Fundação Tide Setubal em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, abrigou uma série de ações – a maioria a distância, em virtude dos cuidados motivados pela pandemia de Covid-19 – em diversos segmentos, voltadas à população do território.

Além da comunicação contínua via WhatsApp com quase 4.800 pessoas trazendo informações sobre as atividades online realizadas pela equipe do Galpão ZL, assim como serviços oferecidos, assistência e informações sobre cuidados contra a Covid-19 – o que coloca a rede social como o principal instrumento de comunicação no território –, houve uma série de formações e minicursos online para apoiar os empreendedores da região nos seguintes temas:

• Como Identificar e Falar com seu Público, do qual participaram 31 pessoas;
  • consultoria contábil e financeira, que teve 24 atendimentos;
  • Formação Financeira para Empreendedores, com 18 participantes;
  • Curso Whatsapp Business, que contou com sete pessoas;
  • Curso Descomplica, do Sebrae, com dez alunas/os;
  • Como Perder o Medo de Fazer Vídeos e Stories para as Redes Sociais, do qual 20 pessoas participaram.

Facilitar o acesso aos livros

Como consequência das restrições sanitárias impostas pela Covid-19, o Ponto de Leitura do Jardim Lapena, espaço gerido em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas que visa fomentar o acesso à leitura em São Miguel Paulista, colocou em prática uma série de iniciativas para atingir esse propósito e superar as barreiras levantadas pela pandemia.

Por meio de parceria com o Instituto Aromeiazero, o Bike Literária, projeto de empréstimo de livros aos moradores do bairro, pôde levar à comunidade o acervo disponível no espaço. Desse modo, a iniciativa possibilitou a realização de 2.126 empréstimos de livros durante esse período.

Além do projeto Bike Literária, a equipe do Ponto de Leitura do Jardim Lapena e do Galpão ZL encontrou meios de projetos culturais superarem as restrições à época vigentes. Um exemplo possível é a série de formações da Rede Vaga Lume: os intercâmbios e diálogos culturais entre os jovens do Jardim Lapena e de São Domingos (AM) ocorreram de forma remota.

Em paralelo, outra iniciativa colocada em prática foi o Sarau na Porta. A ação consistia em realizar leituras de poemas na porta dos frequentadores do Ponto de Leitura – obviamente, respeitando o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As visitas aconteceram na última sexta-feira de cada mês.

O apoio aos artistas do Jardim Lapena também esteve no radar do Ponto de Leitura e do Galpão ZL. Ações culturais foram realizadas pelos artistas do bairro com o apoio da equipe do Galpão para, entre outras coisas, organizar lives.