Prática

Melhorar a qualidade de vida no bairro é o principal plano

Requalificar espaços de convivência e promover melhorias na infraestrutura do Jardim Lapena para impulsionar evoluções substanciais na qualidade de vida da população está entre as prioridades do trabalho da equipe do Plano de Bairro do Jardim Lapena.

Algumas ações a serem destacadas nesse cenário se relacionam ao processo para facilitação e qualificação dos processos de investimento do setor público, por meio de parcerias com organizações da sociedade civil na área de infraestrutura. O caso específico abrange a parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), relativa à solução de problemas crônicos de saneamento básico no Jardim Lapena. Vale destacar que os projetos, os quais têm execução prevista para 2022, foram idealizados em parceria com o Programa Cidade e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal.

Ainda, essa medida visa promover e apoiar ações voltadas ao engajamento da comunidade nas atividades e discussões do bairro ao promover a adequação entre as demandas locais e as condições de implementação das ações pensadas para o território.

Mãos à obra

Em uma frente da iniciativa, o termo de doação feito à Prefeitura era relativo a um projeto de caminhabilidade, o qual visa promover melhorias das ruas e demais espaços de convivência do Jardim Lapena. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Programa Cidades e Desenvolvimento da Fundação.

Ainda, as ações desenvolvidas no Jardim Lapena poderão servir como exemplo para a criação de projetos semelhantes em outros territórios com vulnerabilidades socioespaciais e estruturais crônicas.

Uma das ações abrange o desenvolvimento de soluções voltadas à solução de problemas infraestruturais e aprimorou o projeto de caminhabilidade (walkability). A ação havia sido desenvolvida em 2020 para promover uma série de intervenções no Jardim Lapena para promover melhorias na infraestrutura viária dentro do ambiente urbano, para favorecer deslocamentos a pé. Tais obras visam também aprimorar a integração entre equipamentos de serviços básicos, influenciando em favor da qualidade de vida da população no território.

As ações previstas no Plano de Bairro em projetos básicos, incorporando todos elementos indispensáveis para a licitação das obras estiveram no centro de tais intervenções. Foram elaborados e doados para a prefeitura dois projetos que avançaram nas propostas existentes no plano inicial, em conversas articuladas junto ao Colegiado, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e demais pastas envolvidas.

O primeiro visa conectar os equipamentos públicos existentes no Jardim Lapena e resolver as demandas por ruas completas, que proporcionam segurança para a mobilidade de pedestres e ciclistas. O segundo incorporou a qualificação de uma praça à mudança de local da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, atendendo a outras duas demandas existentes no Plano por meio da criação de um espaço de lazer e convivência no entorno da nova UBS.

Outra ação desenvolvida abrange a facilitação e qualificação dos processos de investimento do setor público, por meio de parcerias com organizações da sociedade civil na área de infraestrutura - essa lógica, ainda pouco disseminada no campo do investimento social privado (ISP), pode atingir resultados significativos. Uma das intervenções dentro dessa lógica abrangem ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), sendo relativa à solução de problemas crônicos de saneamento básico no bairro.