Prática

Guardando o bem-estar do território

A transformação de todo e qualquer território passa, entre diversas razões, pelo fortalecimento dos seus moradores. Essa lógica, que engloba a premissa de fazer com a comunidade, norteadora do trabalho desenvolvido pela Fundação Tide Setubal, é uma das grandes forças motrizes para as realizações das Guardiãs do Território.

O grupo, formado em 2020 por moradoras do Jardim Lapena mobilizadas para proteger a população contra os efeitos da pandemia de Covid-19 e que tem o apoio do Galpão ZL, ganhou proporções muito maiores – a começar que conta com 130 mulheres atuantes no território, o que garante a capilaridade das ações concretizadas.

Hoje, além da série de iniciativas em favor do bem-estar da população do território, as Guardiãs colocam também em prática ações em prol da conscientização desenvolvidas pelo coletivo e almejam alcançar uma periferia que compreenda e viva o respeito e a luta por direitos igualitários.

Mapear para cuidar

Além do Jardim Lapena, o trabalho das Guardiãs foi levado para outros dois territórios: União de Vila Nova e Itaim Paulista.

Por meio do mapeamento das famílias em vulnerabilidade no território e da identificação de suas demandas mais urgentes, foram realizadas ações voltadas à assistência imediata de moradoras/es por meio da entrega de 1.500 cartões alimentação – 1.300 para as famílias no território e 200 destinados às Guardiãs.

Foram distribuídas também 1.357 cestas básicas para as famílias do bairro, sendo 1.100 fornecidas pela Fastlog Transportes, 150 pela paróquia do bairro, 62 provenientes da Unicsul e 45 por meio de articulação com o eixo de Esportes. Além disso, 1.600 ovos de Páscoa para crianças do Jardim Lapena e 800 livros – as obras foram distribuídas nas ações de entregas de cartões alimentação.

Ainda, as Guardiãs tiveram participação ativa em reuniões do Plano de Bairro e na limpeza das praças do território – essas ações, inclusive, visavam conscientizar a população sobre o dever de cuidar dos espaços e do bairro.

Outras dimensões de cuidado

Paralelamente ao mapeamento e à identificação de vulnerabilidades para as quais o trabalho era urgente, as Guardiãs participaram de diversas formações em 2021 voltadas à emancipação e ao protagonismo delas na comunidade em que atuam.

No total, estiveram presentes em nove encontros sobre temas que as incentivaram a expandir horizontes e perspectivas de atuação no território. Os assuntos foram atuação política, equidade de gêneros e racial, aspectos relativos à assistência social e à diversidade LGBTQIAP+.

Pode-se destacar também que 20 Guardiãs participaram de uma ação desenvolvida com o SUR Psicanálise, projeto apoiado pelo projeto Territórios Clínicos, que visa construir, a partir da escuta no território, novos dispositivos clínicos de atendimento online para atender à demanda identificada no Jardim Lapena.

Na mídia

Em 2021, o trabalho das Guardiãs do Jardim Lapena foi retratado em diversos veículos de projeção nacional, como El País Brasil, Rede Globo e o portal Ecoa, do UOL.

Em 8 de março do mesmo ano, elas foram protagonistas da live Guardiãs do Território: Uma Revolução de Mulheres no Jardim Lapena, transmitida no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, na qual compartilharam com a audiência os desafios, aprendizados e conquistas pessoais e coletivas dentro da atuação no grupo.