Fomento a
Agentes e Causas

Apoiar a pesquisa acadêmica para enfrentar desigualdades

Dentro do trabalho da Fundação Tide Setubal no enfrentamento de diversas perspectivas de desigualdades, o apoio à produção e à pesquisa acadêmica tem papel estratégico. Isso deve-se ao fato de que os estudos e as pesquisas desenvolvidos ampliam os horizontes e as possibilidades para a busca de caminhos possíveis para a solução de problemas estruturais na sociedade.

Em 2021, R$ 1.881.732,38 foi mobilizado, por meio da área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação, para apoio a pesquisas em segmentos diversos.

O Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Pesquisa Social (Afro), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e que é voltado a trabalhos relativos a pesquisa, formação e difusão sobre a temática racial e que busca contribuir para o fortalecimento das pesquisas acadêmicas sobre desigualdades, relações raciais e interseccionalidade, foi apoiado com R$ 250 mil.

Em contato com as universidades

Fortalecer a pesquisa universitária, seja em instituições públicas ou privadas, é uma medida estratégica para intensificar e maximizar a busca por evidências e soluções para desenvolver iniciativas em favor da promoção da equidade.

Dentro dessa lógica, em virtude do trabalho desenvolvido para pesquisa e desenvolvimento de projetos de impacto nas periferias urbanas, o grupo de pesquisa nPeriferias, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA USP), contou com repasse de verba de R$ 390 mil.

O centro de estudos e think tank Sou_Ciência, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que tem caráter multidisciplinar e conta com pesquisadores de todos os campi da instituição e de outras universidades, contou com apoio de R$ 108.500. Ainda, por meio do projeto Arq.Futuro, atuante na área de urbanismo social, o Insper foi apoiado com fomento de R$ 400 mil para o desenvolvimento de projetos voltados a esse propósito.

Áreas e projetos plurais

Para maximizar os efeitos e conhecimentos assimilados por meio da produção científica em contextos variados, diversos projetos foram fomentados com esse fim.

Entre as iniciativas apoiadas, a Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano, do Cebrap, contou com repasse de R$ 100 mil para a realização de estudos dentro desse segmento.

Em paralelo, a Rede Brasileira de Renda Básica contou com apoio de R$ 44.886,35 para a realização de pesquisa sobre o tema, ao passo que o Nexo Políticas Públicas, do Nexo Jornal, contou com R$ 90 mil.