Fomento a
Agentes e Causas

É necessário investir na saúde mental

Um dos segmentos do trabalho da área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal é a democratização do acesso aos cuidados com a saúde mental nas periferias urbanas.

Dentro desse cenário, para democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e atendimento psíquico, o projeto Territórios Clínicos é voltado ao desenvolvimento e fomento de propostas que promovam a circulação e a ampliação de práticas no campo da saúde mental, sobretudo psicanalítica, em tais espaços.

Em 2021, o projeto desenvolveu uma chamada, com apoio financeiro e via carta-convite, a sete iniciativas voltadas ao atendimento clínico em seus respectivos territórios de atuação, assim como na formação para profissionais do campo da psicologia, psicanálise e assistência social. Os grupos que participaram dessa etapa foram:

• Casa de Marias;
  • Grupo Veredas – Psicanálise e Imigração;
  • Instituto AMMA Psique e Negritude;
  • Margens Clínicas;
  • PerifAnálise;
  • Roda Terapêutica das Pretas;
  • SUR Psicanálise.

Além do suporte de recursos, esses grupos têm participado também de reuniões de acompanhamento e formação, para potencializar o trabalho que desenvolvem para democratizar o acesso aos cuidados com a saúde mental.

Mapear quem cuida da psique

Em setembro de 2021, o projeto Territórios Clínicos lançou mapeamento realizado para identificar organizações que oferecem formação, supervisão, consultoria e atendimento clínico psicanalítico e/ou psicológico abertos às comunidades de espaços periféricos.

À época, a iniciativa, que conta também com apoio do Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, identificou 106 iniciativas, entre projetos, instituições e coletivos da capital paulista e em municípios da Região Metropolitana de São Paulo, que prestam atendimento psicanalítico direto ou indireto aberto à comunidade – e que contemplam iniciativas como formação, pesquisa, supervisão e atendimento clínico.

A página do mapeamento, que está disponível no site da Fundação Tide Setubal, mostra a relação dos projetos distribuída em um mapa e acessível em listagem composta por quatro categorias:

• clínica escola de universidades;
  • clínicas de instituições psicanalíticas;
  • coletivos, grupos e institutos;
  • Covid-19, em virtude dos impactos e diversos problemas causados pela pandemia.

Saúde mental em pauta

Outro campo de atuação do Territórios Clínicos está relacionado à comunicação. Em 2021, o projeto apoiou a produção da série É Preciso Falar sobre Saúde Mental pelo canal Inconsciente Coletivo, do jornal O Estado de S. Paulo.

A série, que foi disponibilizada também no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, contou com episódios nos quais o jornalista Morris Kachani, um dos fundadores do canal e apresentador da série, entrevistou figuras de referência em assuntos diversos relacionados à saúde mental.

Os episódios do programa colocaram à disposição do público os seguintes temas, nos quais foram ouvidas/os:

• Saúde Mental Virou Pauta Moral, com o psicanalista Christian Dunker;
  • Saúde Mental da Mulher Negra, com Ana Carolina Barros Silva, psicanalista, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e Université Paris VIII Vincennes-Saint-Denis (França);
  • O que É Ser Branco para Você?, com Lia Vainer Schucman, autora do livro Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo;
  • Momento de Melancolia, com o psicanalista Joel Birman;
  • A Saúde Mental dos Imigrantes e Refugiados, com Miriam Debieux, psicanalista e professora titular do programa de pós-graduação de Psicologia Clínica da USP;
  • Cis-heteronormativa na Psicologia, com Jaqueline Gomes de Jesus, professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e pesquisadora líder do ODARA – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade;
  • O Stress das Minorias Sexuais, com Alexandre Saadeh, fundador e coordenador do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Hospital das Clínicas (SP);
  • A Psicanálise com Moradores de Rua, com Jorge Broide, professor de psicologia na PUC-SP;
  • O Cuidado com a Saúde Mental dos Bebês, com Julieta Jerusalinsky, psicóloga e psicanalista especializada em saúde mental na primeira infância;
  • O que Leva o Jovem Negro ao Suicídio?, com Clélia Prestes, doutora em psicologia social pela USP e integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude;
  • O que É Ser Homem?, com Pedro Ambra, psicanalista, professor da PUC-SP, doutor em Psicologia Social pela USP e em Psicanálise e Psicopatologia pela Université de Paris (França);
  • O Conceito de Quilombo no Século XXI, com Emiliano David, psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Social, integrante do AMMA Psique e Negritude;
  • O Samba e a Saúde Mental, com a cantora e compositora Teresa Cristina.