Fomento a
Agentes e Causas

Matchfunding para apoiar as periferias

Conhecer e reconhecer a importância dos saberes locais e de investir em territórios diversos para apoiar o desenvolvimento desses espaços, por meio da escuta ativa e da dinâmica de atuação voltada ao fazer com a comunidade, é uma das premissas da área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal para impulsionar o trabalho de lideranças locais e transformar as realidades dos espaços onde atuam.

Essa lógica norteia o Matchfunding Enfrente, edital colaborativo conduzido pela Fundação dentro da plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, por meio da qual iniciativas atuantes nas periferias de regiões diversas no Brasil são apoiadas. Em 2021, ondas e ações diversas dentro da plataforma foram organizadas para mobilizar recursos para projetos dentro dos respectivos territórios: a conclusão do primeiro ano e o pontapé da segunda etapa da Onda Estruturante e a Onda Geração de Trabalho e Renda.

Uma das frentes realizadas em 2021 foi a captação para a realização do primeiro ano dos projetos selecionados pela Onda Estruturante. São 15 iniciativas de agentes locais das periferias brasileiras que atuam na busca de soluções de longo prazo para enfrentar problemas socioeconômicos e urbanos.

Por três anos, esses projetos têm como meta prevista para captação R$ 90 mil, sendo R$ 60 mil provenientes do Fundo Colaborativo Enfrente e outros R$ 30 mil de financiamento coletivo – esse valor totalizará R$ 270 mil no somatório dos três anos.

Mesmo com a captação tendo começado nos últimos meses de 2020, o processo de arrecadação de verba foi concluído em janeiro de 2021, e com resultados positivos: todas as iniciativas alcançaram a meta de arrecadação estipulada. O valor total mobilizado foi de R$ 1.432.497, sendo R$ 900 mil provenientes do Fundo Colaborativo Enfrente e R$ 532.497 oriundos de financiamento coletivo.

Já no segundo ano da Onda Estruturante, no fim de 2021, as 15 iniciativas participantes da etapa anterior continuaram a participar para, cada uma, arrecadar R$ 90 mil – R$ 60 mil via Fundo Enfrente e R$ 30 mil por meio de crowdfunding.

Além desse processo, idealizado para que os 15 projetos apoiados pudessem dar continuidade às ações desenvolvidas, o planejamento era que esses projetos passassem por acompanhamento e suporte em mentoria da FICAS, organização voltada ao fortalecimento institucional de OSCs, e da Fundação Tide Setubal; e também passariam por uma consultoria em financiamento coletivo realizada pela Benfeitoria.

Trabalho, renda e território

Para apoiar os negócios de pequenos e microempreendedores afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19, a Fundação Tide Setubal e a Benfeitoria lançaram, em maio de 2021, a Onda Geração de Trabalho e Renda do Matchfunding Enfrente. Essa etapa teve como um de seus potenciais estratégicos apoiar empreendimentos periféricos, por estes promoverem a manutenção e a ampliação de empregos, assim como movimentar as economias locais.

Realizada em parceria com o Instituto Galo da Manhã, Instituto Humanize e Fundação Arymax, essa chamada colocou à disposição R$ 2,25 milhões para apoiar as iniciativas – sendo R$ 1,5 milhão oriundo do Fundo Enfrente e outros R$ 750 mil de financiamento coletivo.

Desse modo, 134 projetos de diversas regiões do Brasil foram escolhidos para captar R$ 15 mil cada – sendo R$ 10 mil pelo Fundo Enfrente e R$ 5 mil por meio de captação via Benfeitoria.