Fomento a
Agentes e Causas

Dimensões plurais no apoio a lideranças

Em 2021, o apoio a lideranças das periferias urbanas, organizações e institutos atuantes em segmentos diversos da sociedade civil teve papel central dentro do trabalho exercido pela Fundação Tide Setubal, por meio da sua área de Fomento a Agentes e Causas.

Um dos segmentos de apoio institucional abrange a mobilização dentro da área do Investimento Social Privado (ISP) e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Por meio dessa linha de fomento, alguns destaques abrangem a iniciativa Global Opportunity Youth Network São Paulo (Goyn SP), rede que visa ampliar o poder de escolha e as oportunidades de educação, trabalho e renda – o Goyn SP contou com repasse de R$ 35 mil. Ainda, o Instituto Betty & Jacob Lafer – Confluentes contou com R$ 60 mil.

Lideranças periféricas no centro do debate

Um dos aspectos centrais do trabalho exercido pela área de Fomento a Agentes e Causas compreende o apoio a lideranças atuantes nas periferias urbanas. Em 2021, o setor repassou R$ 432.968 para iniciativas com esse propósito.

Dentro desse montante, R$ 75.500 foram destinados a projetos contemplados pela Jornada Empreendedora Inova ZL. Em paralelo, R$ 351.468 foram repassados à realização dos projetos que compõem a Iniciativa Elos, da Plataforma Alas, e R$ 6 mil contemplaram a ida de lideranças com trajetória periférica para a COP-26, realizada em novembro de 2021 em Edimburgo, na Escócia.

Desenvolvimento em rede

Potencializar a estrutura e o trabalho realizado por organizações de segmentos da sociedade civil, para potencializar os impactos sociais causados por elas, é outro aspecto central na atuação da área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal.

Para alcançar esse propósito, foram repassados R$ 3.689.545,60 por meio da linha de fomento referente ao fortalecimento de organizações e redes.

Dentro desse montante, R$ 500 mil foram destinados ao desenvolvimento da Casa Sueli Carneiro, instituição voltada ao apoio para amplificar a produção, o ativismo e o pensamento negro, ao passo que o Geledés – Instituto da Mulher Negra e o Instituto Maria e João Aleixo receberam, cada, R$ 200 mil. Em paralelo, o Instituto Feira Preta contou com repasse de R$ 150 mil.

No que diz respeito à visibilidade de iniciativas voltadas à promoção da equidade racial, o Prêmio Sim à Igualdade Racial, do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), obteve R$ 52 mil. Já o Prêmio Lélia Gonzalez de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política, iniciativa da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) em parceria com o Nexo Política Públicas e o Instituto Ibirapitanga, e que contou com apoio da Fundação Tide Setubal e da Open Society Foundations, foi apoiado com R$ 50 mil.

Outros destaques abrangem o programa Escolas da Cidadania, do Politize!, que contou com aporte de R$ 304.745,60; a Plataforma Potências Periféricas, plataforma da Rede Potências Periféricas que visa facilitar contatos entre investidores sociais e iniciativas periféricas, assim como contribuir para a qualificação da cultura de doação, recebeu R$ 60 mil; e o Instituto Marielle Franco recebeu repasse de R$ 150 mil.