de Influência

Abrir alas para a equidade de raça e gênero

Criar um plano coletivo para acelerar a busca pela equidade racial nas posições de liderança. Foi com esse propósito que a Plataforma Alas foi desenvolvida em 2021 pela Fundação Tide Setubal, por meio do Programa Raça e Gênero, para promover a diversidade racial em espaços de poder e de decisão.

O projeto que resultou na criação da plataforma foi desenvolvido após o lançamento da primeira edição do Edital Traços, em 2020, à época conhecido como Caminhos, o qual já era voltado para lideranças negras com idade acima de 20 anos – a iniciativa visava fornecer recursos que poderão ser investidos em atividades que contribuam para as suas trajetórias. Por meio do edital, 31 lideranças foram potencializadas nas seguintes categorias:

Como resultado da experiência adquirida por meio do primeiro Edital Traços, o Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal elaborou, em conjunto com lideranças negras parceiras, estratégias de apoio para diferentes momentos de vida e carreira. Anualmente, diferentes editais serão realizados para selecionar novos apoiados. Paralelamente, empresas, universidades, fundações e institutos serão sensibilizados e mobilizados para que atuem de forma efetiva pelo pacto coletivo da equidade.

A Plataforma Alas é, então, consequência desse processo. O seu objetivo é, ao mesmo tempo, promover o apoio ao desenvolvimento de lideranças negras, por meio de oportunidades de formação e fortalecimento em diferentes momentos da vida, e envolver lideranças brancas em ações para gerar e ampliar essas oportunidades. Esse envolvimento se dará pela movimentação de recursos para ampliação de apoios, assim como por ações de mudança nas estruturas e nos espaços de decisão ocupados.

Estágios estratégicos

As três estratégias que compõem a Plataforma Alas, sendo cada uma voltada a um momento específico da vida da liderança a ser apoiada e potencializada, são:

• Estratégia Asas: é voltada à potencialização de jovens com idades entre 16 e 24 anos moradores de regiões periféricas e que estejam cursando o ensino médio ou sejam recém-formados. O objetivo é despertar o interesse desse público em áreas diversas do conhecimento e no exercício da liderança;
  • Estratégia Elos: o público-alvo é composto por jovens estudantes e adultos de origem periférica em busca de cursos de graduação ou preparatórios para mestrado, concursos públicos e carreiras jurídicas em instituições de excelência;
  • Estratégia Caminhos: o seu foco é fomentar o fortalecimento e o aprimoramento do trabalho desenvolvido por lideranças negras e pelas organizações coordenadas por elas. Vale destacar que a incidência da Estratégia Caminhos ocorre por meio da organização dos editais Traços – voltados para lideranças negras com idade acima de 20 anos, e que visa fornecer recursos que poderão ser investidos em atividades que contribuam para as trajetórias dessas lideranças –, e do Elas Periféricas, cujo objetivo é potencializar mulheres negras atuantes em áreas periféricas ao redor do Brasil e cujas iniciativas causam efeitos transformadores nos seus territórios.

A Plataforma Alas conta também com a seção Potências Apoiadas, criada para apresentar e dar visibilidade às lideranças apoiadas e promover pontes para contatos entre elas e potenciais lideranças de editais seguintes.

Primeiras ações

Uma das primeiras iniciativas criadas com esse propósito, para incentivar a comunidade acadêmica a apoiar a formação de lideranças negras com trajetória periférica, é a parceria da Fundação com o Insper e o Educafro, que prepara os candidatos para a participação em vestibulares do Insper.

A parceria estabelecida pelas organizações, que foi reforçada no decorrer de 2021 por meio da Estratégia Elos, que compõe a Plataforma Alas, consistia em oferecer 50 bolsas de R$ 500 cada para a preparação das/os candidatas/os por meio do cursinho pré-vestibular do Educafro.

O objetivo desse projeto foi prepará-las/os para que fossem aprovados no processo seletivo e, desse modo, poderem ter acesso às bolsas de estudos oferecidas pelo Insper a aprovadas/os no vestibular com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, ou à parcial, que cobre de 30% a 80% do valor da matrícula e das mensalidades, para estudantes com renda de até seis salários mínimos. Ainda, essas bolsas contemplavam também subsídios para moradia, refeição, permanência no curso, compra de computador para assistir às aulas e auxílio para cursos de inglês.

Em paralelo, a Estratégia Asas foi implementada, em seu primeiro ano, pela equipe de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal. A partir de parceria com a Associação Vida Jovem, os jovens participantes receberam bolsas de R$ 500 por sete meses e passaram por uma série de atividades que contemplaram jornadas formativas, vivências culturais e curso de idiomas. Ainda, essas ações os provocaram a pensar em melhorias que podem ser implementadas no Jardim Lapena.

Ainda em 2021, a Plataforma Alas promoveu a realização do segundo Edital Traços; 180 pessoas se inscreveram por meio dela. Organizado em parceria com o Instituto Ibirapitanga, Open Society, Porticus América Latina e Instituto Galo da Manhã, o edital apoiou 71 lideranças, sendo 27 atuantes na Carreira Jurídica e as 44 que fazem parte da Política Institucional. Cada uma receberá aporte de R$ 15 mil para investimentos em atividades formativas de diversas naturezas que contribuam com as suas respectivas trajetórias.

Sobre parcerias e apoios

A Plataforma Alas conta ta mbém com apoios de FGV, Global Opportunity Youth Network (Goyn) São Paulo, Instituto Galo da Manhã, Insper, Instituto Ibirapitanga, Imaginable Futures, Instituto Singularidades, Open Society Foundations, Porticus América Latina e Vetor Brasil.