O papel da imprensa no enfrentamento das desigualdades

O enfrentamento das desigualdades socioespaciais e a luta pela promoção da equidade em âmbitos territorial, racial e de gênero dependem de uma série de estratégias para sensibilizar diversos segmentos da sociedade.

Dentro do trabalho desenvolvido pela área de Comunicação da Fundação Tide Setubal para aumentar a visibilidade das ações realizadas pelos programas e áreas, a relação com veículos de imprensa atuantes em meios diversos tem papel fundamental.

Houve, em 2021, 1.301 inserções de mídia no total. Pode-se notar que, apesar de parte significativa das menções ter ocorrido em veículos do estado de São Paulo, os projetos desenvolvidos pela Fundação Tide Setubal foram divulgados em publicações com origem em estados das cinco regiões do Brasil.

Esse fato deve-se à abrangência nacional de iniciativas como o Matchfunding Enfrente, a terceira edição do Edital Elas Periféricas e o segundo ano do Edital Traços, assim como o estudo Democracia e Eleições, idealizado pela Fundação, por meio do Programa Democracia e Cidadania Ativa, em parceria com a rede de mobilização social Avaaz e o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec).

Os meios são as mensagens

Dessas 1.301 inserções de mídia detectadas em 2021, pouco mais de 95% (1.241) ocorreram em veículos online de áreas diversas no país. Ainda, houve menções à Fundação Tide Setubal em 31 veículos impressos, 19 aparições em jornais televisivos e dez inserções – sendo cinco, respectivamente – em emissoras de rádio e em podcasts.

Entre os veículos, independentemente de formato ou meio de difusão, podem ser destacados TV Globo, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, UOL, Nexo Jornal, TV Cultura, Forbes, BBC Brasil e CBN.

Outro ponto a ser destacado abrange estratégias para o diálogo com demais segmentos do terceiro setor. Uma dessas iniciativas compreende a publicação de uma série de artigos escritos por coordenadores da Fundação Tide Setubal, os quais foram veiculados no Observatório do Terceiro Setor. Ainda, conteúdos opinativos produzidos por eles foram também publicados no Nexo Políticas Públicas.

Ainda, podem ser destacados os artigos opinativos publicados na Folha de S.Paulo escritos por Maria Alice Setubal, presidente do Conselho Curador da Fundação, e entrevistas concedidas por Mariana Almeida, superintendente da Fundação, a veículos como a CBN.