Programas
de Influência

Priorizar raça e gênero para fortalecer a democracia

Contornar desigualdades estruturais construídas socialmente e relacionadas a fatores como raça e gênero, assim como convencer a iniciativa privada a implementar políticas afirmativas, é um dos desafios identificados pela Fundação Tide Setubal para sensibilizar parceiros e demais atores da sociedade civil com relação à necessidade de mudanças no cenário atual.

A partir do trabalho do Programa Raça e Gênero, a Fundação tem agido em várias frentes, com o objetivo de influenciar atores diversos da sociedade civil para a reversão desse quadro de desigualdades, com a participação da academia e de organizações do terceiro setor. Muitas são as evidências que demonstram a urgência desses tipos de ações.

De acordo com dados do Censo Gife 2020, pode-se dizer que influenciar o campo do Investimento Social Privado (ISP) para que apoie ações voltadas à promoção da equidade racial é uma pauta urgente na luta pela promoção da equidade. Para se ter uma ideia, 40% dos projetos das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) tinham relação transversal com a perspectiva racial – quando esta não era o foco, mas as ações apresentavam um compromisso embutido nas práticas cotidianas –, enquanto 5% tinham envolvimento direto com o objetivo de trabalhar a temática. Ao falar sobre gênero, 38% dos projetos mapeados voltados a mulheres registravam relação transversal, enquanto 9% mantinham foco direto. No que diz respeito à pauta LGBTQIA+, 31% contavam com relação transversal e 3% relacionavam-se ao tema diretamente.

Com base nesse panorama, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) lançou, em agosto de 2021, a plataforma da Rede Temática de Equidade Racial, um site cujo objetivo é identificar, organizar e disponibilizar materiais sobre trabalhos desenvolvidos pelas organizações que compõem a RT de Equidade Racial: Fundação Ford, Fundação Roberto Marinho, Fundação Tide Setubal, Instituto Ibirapitanga, Instituto Unibanco, Itaú Social e Open Society Foundations.

Além disso, a plataforma visa fornecer elementos que sirvam de inspiração às demais organizações do terceiro setor, para que estas elaborem iniciativas que tenham foco na promoção da equidade racial, destacando ações desenvolvidas pelas organizações envolvidas em três áreas:

• Caminhos para Atuação: o campo resgata, atualiza e reforça eixos, linhas e práticas levantadas e sistematizadas no processo da construção coletiva e plural do guia O que o Investimento Social Privado Pode Fazer por… Equidade Racial?;
  • Chamado para a Ação: a área reúne dados do Censo Gife sobre diversidade e equidade racial, buscando estabelecer metas para ampliar a proporção de pessoas negras em posições decisórias ou de comando e provocar e incentivar a incorporação da agenda racial em políticas organizacionais e programas;
  • Iniciativas: a seção mostra ações do campo do ISP nas diversas estratégias elencadas na área Caminhos para Atuação para conectar e inspirar investidores com base em experiências de impacto.

Influência direta

Durante 2021, o Programa Raça e Gênero realizou, em parceria com o Comitê de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal, diálogos com as demais organizações do terceiro setor voltadas à implementação de práticas relativas à promoção da equidade.

Por meio dos exemplos de atuação dentro da sua causa defendida, como a composição sociorracial e de gênero da equipe e o desenvolvimento da sua Política de Diversidade e Inclusão, a Fundação procurou atuar para sensibilizar, auxiliando tais organizações a darem passos dentro dessa trilha.

Ao realizar levantamento com as organizações com as quais diálogos foram realizados no decorrer do ano, seis delas afirmaram que a Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal motivou o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da diversidade e de práticas inclusivas em suas próprias organizações.

Algumas das instituições com as quais houve diálogos já começaram a implementar ações voltadas ao aumento da diversidade e inclusão em suas respectivas áreas de trabalho, ao passo que implementarão ou – dependendo do caso de cada uma – intensificarão esforços com esse mesmo propósito.