Diálogo e novas perspectivas a um play no agregador de podcasts

Ouvir histórias das juventudes para compreender seus olhares sobre aspectos diversos da sociedade é uma medida estratégica para promover diálogos de maneira cidadã e democrática. A busca por esse objetivo por parte da Comunicação da Fundação Tide Setubal, em conjunto com a Rádio Novelo e com o Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação, resultou no desenvolvimento do podcast Essa Geração.

A série visa mergulhar, durante quatro temporadas, no universo de pessoas na casa dos 20 e poucos anos para saber melhor o que elas pensam sobre temas atemporais e certamente complexos, como religião, família, política e educação.

Durante a primeira temporada, lançada em meados de outubro com eixo temático sobre religião, os ouvintes puderam acompanhar nos três episódios a história da jornalista Luciana Petersen, jovem que realizava cultos online com base na perspectiva religiosa inclusiva, contemplando aspectos antirracistas e voltados à equidade de gêneros. A jovem não sabia na época se queria ou não atender aos anseios de sua família e se tornar pastora.

Já na segunda temporada de Essa Geração, cujo lançamento ocorreu no fim de novembro e na qual a família foi o tema principal, os três episódios acompanharam a trajetória do cientista político Caio Santos. Morador de Recife (PE), o jovem estava prestes a se casar, mas não sabia se – e como – convidaria o tio, com quem tinha relação próxima e afetuosa, mas houve um desentendimento em 2018. O motivo da desavença e do consequente afastamento foi o cenário das eleições presidenciais ocorridas naquele ano.

Sobre a reprodução e o alcance

O podcast Essa Geração está disponível em diversas plataformas de streaming, com destaques para Spotify, Deezer, Google Podcasts, Amazon Music, Apple Podcasts e Castbox. Ainda, as duas primeiras temporadas estão também disponíveis no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube.

A audiência majoritária do podcast é brasileira, sendo superior a 96% do total. Ainda, o projeto é ouvido também por pessoas que moram em países como os EUA, Portugal, Suíça e Austrália.

Vale citar que as duas temporadas finais – sobre política e educação – tiveram lançamentos previstos para, respectivamente, fevereiro e março de 2022.