Território, comunicação e democracia importam

Fomentar o protagonismo de grupos tradicionalmente afastados dos espaços de poder e decisão e, como consequência, promover condições para as suas vozes, histórias e demandas terem lugar central é um aspecto mandatório no enfrentamento de desigualdades diversas. Essa premissa envolve a comunicação de modo definitivo e intrínseco.

Alguns exemplos emblemáticos do papel da comunicação para grupos que foram historicamente invisibilizados e afastados dos espaços de poder e decisão compreendem a expressão das suas narrativas e urgências em formatos fotográfico e audiovisual.

Uma das iniciativas realizadas em 2021 foi o Concurso Fotográfico Território Importa. O projeto, realizado com lideranças apoiadas pela Fundação Tide Setubal em editais anteriores e cadastradas na rede O Território Importa, no WhatsApp, recebeu 18 inscrições e fotografias que retratassem aspectos diversos sobre a vida em territórios periféricos, com foco na valorização das culturas e dos saberes locais.

Entre as postulantes, dez foram selecionadas para publicação no perfil da Fundação no Instagram e submetidas a um processo de votação que durou de 25 de outubro a 5 de novembro.

Após esse período, as três imagens mais curtidas por seguidores do espaço da Fundação Tide Setubal na rede social em questão receberam, respectivamente, R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil. Foram selecionadas/os:

• 1º lugar: “Jamanxim – ‘Mochila’ dos Moradores da Floresta” – Maickson dos Santos Serrão;
  • 2º lugar: “Trabalho do Homem” – Klewersom Lima da Silva;
  • 3º lugar: “Quintal, História, Identidade e Memórias” – Joelma Gomes Ferreira.

A apresentação dos comprovantes de pagamento relativos aos prêmios dos vencedores foi realizada durante reunião virtual organizada pelas áreas de Comunicação e de Desenvolvimento Organizacional da Fundação.

Sobre ontem, hoje e um amanhã melhor

Ainda dentro da perspectiva de território, protagonismo e potência, a área de Comunicação realizou, em parceria com a área de Fomento a Agentes e Causas, um processo de apoio, via carta-convite, a coletivos de audiovisual atuantes em áreas periféricas das cinco regiões do Brasil.

Esse foi o ponto de partida para a criação da série Ancestrais do Futuro. A produção foi composta por cinco episódios – sendo todos eles produzidos por diversos coletivos audiovisuais situados em áreas periféricas de cada região do Brasil. O objetivo era, por meio do protagonismo dos respectivos coletivos, mostrar as narrativas contadas pelas juventudes dos respectivos territórios.

A iniciativa teve 25 inscrições, dentre as quais cinco grupos foram selecionados em um processo de curadoria conduzido por uma banca que contou com comunicadores de trajetória periférica e membros da Fundação Tide Setubal. Cada um dos coletivos escolhidos recebeu R$ 20 mil para a produção de um curta-metragem relativo à realidade em que estavam inseridos.

Os critérios usados para selecioná-los foram os seguintes:

• se a instituição, rede ou coletivo era liderado por uma ou mais pessoas negras (pretas ou pardas);
  • se havia liderança conduzida por uma ou mais mulheres (cis ou trans);
  • descrição do projeto propriamente dito e incidência no território onde seria produzido;
  • abordagem criativa (se a atuação e a proposta eram pertinentes e condizentes com o escopo do projeto);
  • formato de produção e potencial de alcance;
  • protagonismo periférico.

Esse processo resultou na seleção de cinco grupos – Coletivos Duca e Apeirom, de Ceilândia (DF); Rede Wayuri e Instituto Socioambiental (ISA), de São Gabriel da Cachoeira (AM); Renca – Produções e Interações Culturais, de Belo Horizonte (MG); TV Comunidades, de São Luís (MA); Ara Dudu, de Santa Maria (RS).

Cada um dos coletivos passou por um processo de acompanhamento e mentoria conduzido por Tony Marlon, educador e comunicador popular; Well Amorim, cineasta e coidealizador do Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada; pela diretora e roteirista Joyce Prado; e pelo cineasta Jeferson De. Durante o processo, as/os profissionais convidadas/os falaram sobre aspectos diversos relacionados à produção, como o desenvolvimento de roteiro, fotografia, direção e demais pontos do processo criativo.