de Influência

Construção e fortalecimento democrático em níveis multidisciplinares

A Fundação Tide Setubal desenvolveu e apoiou em 2021, por meio do Programa Democracia e Cidadania Ativa, uma série de ações para promover a incidência direta no fortalecimento de instituições e a mobilização em defesa da democracia.

Em âmbito formativo, a Fundação Tide Setubal desenvolveu em parceria com a Escola da Cidadania, do Instituto Pólis, o curso Cidades, Planejamento Público e Combate às Desigualdades.

Oferecida gratuitamente, a formação, voltada a gestoras/es públicas/os teve como objetivo apresentar abordagens práticas inovadoras para a elaboração de políticas públicas para o combate às desigualdades e para o desenvolvimento de territórios vulneráveis em cidades de regiões variadas do Brasil. No total, o curso teve 420 inscritos, com média de 213 participantes por aula.

As aulas abordaram uma série de aspectos relacionados a políticas públicas, os quais passavam pela aplicação do orçamento público em favor da construção de cidades mais justas, o foco da equidade racial e de gênero no enfrentamento de desigualdades, a participação e governança democrática, o papel do urbanismo social para melhorar a qualidade de vida da população, o direito à cidade, a comunicação de causas, entre outras questões.

Comunicar para sensibilizar

Outro ponto de destaque do trabalho do Programa Democracia e Cidadania Ativa compreende o apoio ao desenvolvimento de atividades voltadas ao fomento de estratégias de comunicação cidadã e democrática, assim como articulações e redes que permitam relacionar diferentes atores para aprofundar valores democráticos.

A partir dessa lógica, o programa apoiou duas iniciativas dentro do trabalho da Comunicação para atingir essas metas. Uma delas compreende o lançamento do podcast Essa Geração. Produzido pela Rádio Novelo, o projeto visa aprimorar o diálogo intergeracional – ou seja, entre gerações mais jovens e anteriores –, assim como facilitar a compreensão sobre esse público para quem trabalha em campos diversos relacionados à juventude.

Em paralelo, o programa esteve envolvido, em conjunto com a Comunicação, na criação de Diálogos Possíveis. Realizada em parceria com o Despolarize e produzida pela Maranha Filmes, a série contou com três episódios nos quais um trio de pessoas de campos ideológicos e sociais diversos e conflitantes dialogaram sobre temas comuns a todas elas.